ECS 5 - MAX WEBER
Partindo do princípio de que a preocupação de Weber é compreender a realidade social a partir da pesquisa histórica, é de suma importância identificar quais os meios buscados pelo autor para atingir seus objetivos.
Podemos perceber como Weber utilizou os tipos de ideais em sua pesquisa em relação à questão do poder e da dominação da sociedade.
Para essa análise, ele constrói os TRÊS TIPOS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA: dominação racional, também chamada de dominação legal; dominação tradicional e dominação carismática.
Dominação Racional:que possui o seu fundamento nas leis ou estatutos criados. Os direitos, bem como os deveres dos dominantes ou dominados, estão expressos nas leis. O dever da obediência não está em uma pessoa mas numa norma estabelecida.
Dominação Tradicional: é fundamentada, firmada pela tradição. Dá-se em virtude da crença na santidade das ordenações e dos poderes senhoreais que existem ha muito tempo. O conteúdo das ordens está fixado na tradição. Aquele que ordena é o "senhor" e aquele que obedece é o "súdito", o "servidor".
Dominação Carismática: está fundamentada em uma devoção afetiva à pessoa e a seus dotes sobrenaturais -carismas-, bem como a faculdades mágicas, revelações ou heroísmos, poder intelectual ou capacidade de comunicação.
Ao tentarmos analisar a nossa realidade hoje, provavelmente não encontraremos exemplos que se enquadrem totalmente nesses tipos de dominação. Mas, é possível aproximar mais ou menos algumas situações do nosso dia-a-dia com o modelo proposto por Weber.
Era justamente esse o objetivo do método proposto por Weber: perceber em que medida os fenômenos sociais se aproximavam mais ou menos do tipo ideal.
Para compreender como se dá a relação de poder e dominação na sociedade capitalista, é que Weber desenvolve os tipos puros de dominação legítima.
5 comments:
Oi querida Amiga Patty,
Achei muito interessante as tuas abordagens sobre o texto de Weber.
As três dominações que ele coloca, está presente em nossas vidas diariamente.
Mil Beijos! Da amiga que Te Adora muito...
Shirley
Patty,Ao ler a tua reflexão sobre o texto de Weber pude perceber que tivemos analises diferentes pois, eu relacionei cada parte de dominação com a minha vida e vecê teve uma idéia contraria a minha, quando você tiver um tempinho leia o meu texto para discutirmos melhor nossas idéias.
Oi Pati...
Sabe que encontrei exemplos para todos os tipos de dominação, pode ser que pensei errado...
Acredito que Weber viu a sociedade do jeito que vejo as coisas acontecerem... somos dominantes e dominados.
Beijinhos!!!
Patty!!
São muito ricas essas trocas que vocês estão realizando. Assim fica mais fácil de compreender esses pensadores.
Conte comigo sempre que alguma dúvida surgir.
Abraços
Roberta
Oi Patty!!!
Visitei o teu blog, achei lindo e muito alegre. Sobre o seu texto, gostei de suas colocações sobre os três tipos de dominação, que estão presente em nosso cotidiano. Beijos. Joseide
Post a Comment